Fisioterapia Dermatofuncional
Fisioterapia Dermatofuncional é a área que trabalha com o sistema tegumentar humano, ou seja, trata a pele como um todo e tenta restaurar não apenas a estética, mas a função e, assim, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.
Assim, esta especialidade atuar em diversas condições tais como: gordura localizada, fibro edema gelóide (celulite), flacidez cutânea e muscular, estrias, cicatrizes, rugas, situações de descontinuidade cutânea como queimaduras e úlceras, atendimento pré, trans e pós-operatório, linfedema e mastectomias. Também apresenta um papel importante na luta contra o fotoenvelhecimento.
Que técnicas a Fisioterapia Dermatofuncional utiliza?
Basicamente, os procedimentos da Fisioterapeuta Dermatofuncional acontecem com o uso de aparelhos corporais e movimentos manuais. Algumas das técnicas utilizadas com equipamentos eletrônicos são:
● crioterapia (consiste em resfriar partes do corpo ― também pode ser feito com gelo, conforme o caso e o objetivo);
● eletroterapia não invasiva (elétrodos são fixados na pele e transmitem corrente elétrica para diminuir dores e edemas, estimular nervos e fortalecer músculos);
● endermologia (massagem com uma bomba a vácuo com rolamentos e ventosas);
● laserterapia (uso de feixes eletromagnéticos sobre o corpo);
● radiofrequência (aparelho que eleva a temperatura da pele a 41ºC a fim de extrair e de estimular a produção de fibras de colágeno);
● dermapen (uma ótima opção para renovar a pele, estimular a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e radiante, muito utilizado em cicatrizes e estrias).
Já as técnicas manuais são tipos de massagem que consiste em pressionar certas partes do corpo para conseguir um efeito mecânico na região e ajudar certos produtos a serem absorvidos pela pele. Algumas delas são:
● drenagem linfática manual (ajuda a diminuir edemas, aumentar a nutrição celular e melhorar a circulação);
● liberação miofascial (auxilia na flexibilidade de músculos e de nervos ― muito usada por atletas ou por pessoas que sofreram traumas);
● massagem clássica (compressões sobre o corpo para obter relaxamento, alívio de dores etc.);
● massagem do tecido conjuntivo (estimula flexibilidade, circulação sanguínea e aumento dos tecidos que preenchem os espaços intracelulares da pele).

Como são as sessões?
Em média uma sessão de tratamento tem uma duração de 1 hora, é totalmente individualizada, personalizada e com acompanhamento de um fisioterapeuta, durante toda a sessão.